quinta-feira, 22 de abril de 2021

Eu penso onde não sou e sou onde não penso

 


Descartes foi bom filósofo 

E em filosofar foi intenso 

Foi quem primeiro disse “eu...

Tanto existo como invento”

Na sua herança não deixou

“Eu penso onde não sou

Eu sou onde não penso”.


A vida em comunidade

Deixa qualquer um tenso

Com a fala sem ser falada

Com o pensar estando suspenso 

Dostoiévski imaginou:

“Eu penso onde não sou

Eu sou onde não penso”.


Machado nunca escreveu

Stendhal ficou propenso

Shekespeare só imaginou

Tólstoi fez romance imenso

Nietsch  se aprofundou

“Eu penso onde não sou

Eu sou onde não penso”.


Freud teceu seu método 

Depois deixou em suspenso

Cartas, diários, seminários 

Poesias, sonhos e pensamento 

No final Lacan falou:

“Eu penso onde não sou

Eu sou onde não penso”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário