sábado, 28 de junho de 2014

O caminho da felicidade


Dedico este cordel e o momento de reflexão ao meu querido amigo Aldemar que me faz pensar coisas que não quero

Um dia perguntei ao meu mestre
Como ele tinha banido
A tristeza da sua vida
Porque nunca o vi sofrido.
Sem demora respondeu:
- Venha refletir comigo.

Imagine em alto mar
Um barco movido a vela
Em um dia maravilhoso
Motivo para fazer tela
Quando o vento muda o rumo
Um caráter se revela.

Se a pessoa ficar parada
Deitando-se ali no chão
Ficando entristecida
Cheia de introspecção
A sua característica 
Com certeza é depressão.

Se a pessoa ficar em pé
No seu íntimo pensando
Coisas lindas e bem legais
Nós assim vamos lhe dando
Diagnóstico otimista
Porque alegre vai ficando.

Se a pessoa ficar em pé
Reclamando para o vento
Por dentro bem negativo
Não sentindo nenhum alento
Não passará de um belo
Pessimista ou rabugento.

Agora, se ajustar a vela
Mudando o ponto de vista
Fazendo tudo que pode
Como se fosse um analista
Para mim será chamado
De verdadeiro realista.

Depois que você me ouviu
Dando esta explicação
Deverá também escolher
Qual foi a identificação
Que você escolherá
Para fazer reflexão.

Fiquei naquele momento
Pensando em tudo parado
Ele continuou falando
Eu permaneci calado
Porque aquilo me tocou
Eu havia me identificado.

Depois deste encontro nosso
Eu não parei de pensar
Sobre as palavras do mestre
Pra me sensibilizar
Mas eu ainda não decidi 
Qual atitude irei tomar.

A vida toda eu passei
Deitado ou reclamando
Nunca parei pra pensar
Como a vida fui passando
E que a questão é decisão
Pra feliz ir me tornando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário