quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Parônimos



Veja que português até 
Parece ser complicado
Mudando - se uma letrinha 
O entender fica mudado
Você reveja alguns exemplos
Não fique tão atrapalhado.

Veja a palavra DISPENSA 
Que pode representar
Se você tem permissão 
Para de algo declinar 
"O médico dá um atestado
Pra o trabalho dispensar."

Se você mudar  uma letra 
Tornando àquela DESPENSA 
Não mais se escreve um verbo
Nem representa licença,
Trata de um tipo de quarto
Que guarda até a pimenta.

Como se fosse comum
Olhar num relógio um horário 
Mesmo que você não aceite
DISPENSA - se comentário 
Escreva dispensa certo 
Para não ficar no armário.

Assim como essa tem outras
Que nos causam confusão 
Parece uma brincadeira
Veja tudo com atenção 
Note quantas vezes posso 
Usar na mensagem o PEÃO.

O prédio em que nós moramos
Foi construído por engenheiro
Cada quarto e cada peça 
Foi posta usando dinheiro 
Cada trabalho foi o PEÃO 
Trabalhando de pedreiro. 

E tem jogo divertido 
Que jogamos toda vez 
Com meu filho em minha casa
Pois dele já sou freguês 
Ele ganha usando um PEÃO 
Jogando muito xadrez.

Também gosta de emoção 
Com um brinquedo arriscado 
Pega um objeto pequeno 
Com um cordão nele enrolado 
Jogando com força o PIÃO 
Ficando no chão abaixado.

A festa de Alagoas é linda
Não sei explicar como foi 
Um lugar que só tem praia
Tem um gostoso Baião de dois
Eu me refiro a Expoagro
Tradicional PEAO com boi.

E o brasileiro ainda cria
Usando a imaginação 
Na poesia, jornal e revista
Qualquer carta ou redação 
Dizendo a seguinte frase:
"Você não passa de um PEÃO".

A lista é bastante grande 
Eu não tenho por ela APREÇO 
Vou estudar com muita calma
Atrapalha se eu me APRESSO
Este meu cordel é valioso
Pela poesia eu cobro e APREÇO.
...
Veja mais em:
www.tudodocordel.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário