terça-feira, 6 de agosto de 2013

O Passeio da Lua



DEDICO ESTE CORDEL AO MEU FILHO RAFAEL JOSÉ

Uma noite corri ao quarto
Meu filho estava a gritar
Pedindo-me para ver
Se a lua estava no lugar
E assim nós dois fizemos
Eu com ele a soluçar.

Quando ele viu a lua, sorriu
As lágrimas foi parando
Perguntei o que aconteceu
Num soluço foi falando:
- Pai, tive um pesadelo
Acordei e fui lhe chamando.

A noite estava sem a lua
Naquela hora quase dia
O céu estava muito feio
O sol ainda se recolhia.
Eu percebi algo errado
Porque a lua nunca dormia.

Então resolvi explicar:
- Meu filho, você não tema,
Quando isso acontecer
Nunca teremos problema
Perceba que a nossa lua
Logo aparecerá plena.

E Rafael ainda tristonho
Resolveu ainda falar:
- Painho, assim não vou poder
Cochilar nem descansar
Quando isso acontecer
Onde a lua deverá estar?

- Rafael, mantenha a calma
Para tudo há explicação
Ela não desaparece
Nem perderá sua função.
A lua foi passear com o sol
Durante a escuridão.

Ele parou um pouco e disse:
- Então ela vai aproveitar
Esses momentos com o sol
Para poder descansar
Tomando um belo sorvete
Para amanhã trabalhar.

E assim pode se acalmar
Sem de nada desconfiar
Daquela pequena trama
Voltando para sua cama.
Quem da lua nunca esquece
É aquele que amadurece
E por tudo se apaixona.