terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Resenha: A briga do major Ramiro com o diabo



O cordel "A briga do major Ramiro com o diabo" foi escrito por Marco Haurélio e publicado pela Editora Luzeiro em 2006. 

Marco é poeta, professor, folclorista e editor nascido na Bahia em 1974. Formado em letras pela UNEB é um dos fundadores da Caravana do Cordel. Alguns dos seus folhetos são: A história de Belisfronte, o filho do pescador e O herói da montanha negra. Publicou livros infantis como O príncipe que via defeito em tudo. Uma característica marcante do autor é seu cuidado com a correta escrita da língua portuguesa que é sua marca registrada em todos seus cordéis.

O cordel narra uma estória mirabolante onde o major Ramiro entra numa luta mística com o demônio transformado em gato preto. É um cordel lúdico, mas utiliza termos intimamente ligados ao ocultismo como "grimório", "alquimia" e "cabala" demonstrando a preocupação do autor em tornar mais real a narrativa. Invocando as forças divinas o major consegue livrar-se da morte. O cordel é um dos sete folhetos que integram a coleção de trabalhos poéticos do autor em Meus romances de cordel que foi publicada pela Global Editora em 2011.

Alguns versos deste cordel: 

"Responde, meu bom amigo,
Por que há tantos ladrões?
Os pobres desabrigados
E os ricos nas mansões.
Por que Deus permite isso,
Se seus desígnios são bons?"

"Disse Ramiro: - Caíste
Em contradições, tinhoso,
Pois o homem tem arbítrio
Dado pelo Poderoso:
Quem vive feliz na terra,
Dorme num leito enganoso."

Bom cordel. Vale a pena conferir. A ausência de temporalidade torna a obra majestosa, pois, é oriunda de uma lenda do sertão que certamente não morrerá com o passar dos anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário